5 dicas para começar o desfralde

O desfralde é uma fase que pode deixar alguns pais ansiosos. Afinal, é um importante marco no desenvolvimento de uma criança e representa um passo de autonomia e conhecimento do próprio corpo.


Por isso, separamos 5 dicas para te ajudar nesse momento. Confira!

1. A partir dos 2 anos, comece explicando de forma lúdica o desfralde para o bebê entender que o coco e o xixi não fazem parte do corpo dele. 

Explique para o seu pequeno que ele está crescendo e que isso é um motivo para comemorar! Torne o momento positivo e descontraído, sem pressão. Também, vale destacar que acidentes acontecem e que repreender a criança não vai ajudar, muito pelo contrário. Quando um xixi ou cocô escapar, fale que tudo bem, que não tem problema e lembre que ela deve chamar quando estiver com vontade, pois você vai ajudá-la.

2. Deixe a porta aberta quando for utilizar o banheiro. 

Esse ato desperta no pequeno a curiosidade e entendimento sobre esse cômodo da casa.

3. Apresente para a criança o penico e o vaso sanitário, e deixe-a ver qual ela prefere e se sente mais confortável.

Além disso, os acessórios certos podem facilitar o desfralde para pais e filhos. Você pode optar por um troninho ou redutor para vaso sanitário. Alguns pais preferem ter os dois, para diferentes situações e para ver com qual a criança se adapta melhor.

4. Incentive-o!

Incentive seu filho a tirar a própria roupinha e a colocá-la sozinho, trabalhando também a coordenação motora fina, que irá permitir que ele consiga desempenhar tarefas como abotoar e desabotoar, fechar e abrir zíper;

5. Deixe esse processo divertido! 

Vale dar tchau para o cocô (clássica do desfralde!), cantar e inventar músicas ou apelar para histórias;

Além disso, quando a criança acertar, comemore junto! O reforço positivo vai ajudar a facilitar e deixar seu filho mais confiante e animado. 


Gostou das dicas? Esperamos que o desfralde seja uma etapa importante de crescimento para o seu filho e que você possa ajudá-lo com tranquilidade e de maneira positiva. 


Lembrou de uma mamãe que está passando por essa etapa com o seu pequeno? Compartilhe essa matéria com ela.